O DISCURSO DE LOURENÇO FILHO EM DEFESA DA PEDAGOGIA DO ESTADO NOVO
Contenu principal de l'article
Résumé
Este trabalho tem por objetivo contribuir com a investigação relativa à continuidade ou descontinuidade da Escola Nova entre os anos de 1937 e 1945 no Brasil. Para isso, são utilizados os recursos da análise retórica fundamentada em Perelman e Olbrechts-Tyteca para examinar o discurso de três autores considerados os mentores da Pedagogia do Estado Novo. O livro Tendências da educação brasileira de Lourenço Filho é analisado em maior detalhe, sendo destacadas as estratégias argumentativas empregadas pelo autor para dialogar tanto com os liberais quanto com os católicos.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
da Silva, T., & Cunha, M. V. da. (2014). O DISCURSO DE LOURENÇO FILHO EM DEFESA DA PEDAGOGIA DO ESTADO NOVO. Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-18
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).