O DISCURSO DE LOURENÇO FILHO EM DEFESA DA PEDAGOGIA DO ESTADO NOVO

Contenu principal de l'article

Tatiane da Silva
Marcus Vinicius da Cunha

Résumé

Este trabalho tem por objetivo contribuir com a investigação relativa à continuidade ou descontinuidade da Escola Nova entre os anos de 1937 e 1945 no Brasil. Para isso, são utilizados os recursos da análise retórica fundamentada em Perelman e Olbrechts-Tyteca para examinar o discurso de três autores considerados os mentores da Pedagogia do Estado Novo. O livro Tendências da educação brasileira de Lourenço Filho é analisado em maior detalhe, sendo destacadas as estratégias argumentativas empregadas pelo autor para dialogar tanto com os liberais quanto com os católicos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
da Silva, T., & Cunha, M. V. da. (2014). O DISCURSO DE LOURENÇO FILHO EM DEFESA DA PEDAGOGIA DO ESTADO NOVO. Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-18
Rubrique
Articles