Os Premonstratenses de Averbode e a criação de escolas de Ensino Secundário no Brasil (1889-1930)

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Carlos José de Azevedo Machado
Giana Lange do Amaral

Résumé

O artigo objetiva evidenciar, no contexto político-educacional da Primeira República no Brasil (1889-1930), a importância da Ordem dos Premonstratenses de Averbode (Bélgica), ainda pouco estudada pela História da Educação, na criação e manutenção de quatro instituições de ensino secundário, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Como referencial teórico-metodológico adotou-se a História Cultural, utilizando fontes escritas e iconográficas. Constatou-se como resultado que os Premonstratenses desenvolveram suas práticas e representações vinculadas: à política ultramontana e à reorganização interna da Igreja diante de seu processo de secularização no país; ao apoio da Igreja e de fiéis da Bélgica; à expansão do catolicismo pela via missionária e educacional. Sua atuação buscava atender à legislação do ensino secundário que era voltado à formação da elite político-econômica do país.  

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Biographies de l'auteur-e

Carlos José de Azevedo Machado, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6467-3720

http://lattes.cnpq.br/9754255158362686

carlos.machado@bento.ifrs.edu.br

Giana Lange do Amaral, Universidade Federal de Pelotas (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1088-9283

http://lattes.cnpq.br/1043534119083767

giana@ufpel.edu.br

Comment citer

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