“A educação nas independências da América”. Uma análise sobre a busca da formação de cidadãos para um novo momento histórico

Contenu principal de l'article

Tânia Gomes Mendonça

Résumé

Esta resenha objetiva tecer uma análise a respeito da obra “A educação nas independências da América: a circulação do plano de ensino mútuo (1810–1830)” (OLIVATO, 2023), da historiadora Laís Olivato, fruto de pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de História Social da Universidade de São Paulo (USP). Laís Olivato inicia o seu livro com uma importante problematização, ressaltando que o seu trabalho historiográfico tem relação com um tema fundamental nos dias de hoje: os debates acerca das possíveis transformações nas políticas públicas educacionais a fim de solucionar questões estruturais de nossas sociedades latino-americanas. Em sua obra, a autora demonstra que este tema não é recente: desde o período das Independências, no século XIX, esta discussão existe na esfera pública, e o seu trabalho engloba, justamente, uma das proposições que estiveram em voga para lidar com esses problemas sociais profundos, que se relacionam com a formação de cidadãos para a nova fase política da América Latina que despontava. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Mendonça, T. G. (2024). “A educação nas independências da América”. Uma análise sobre a busca da formação de cidadãos para um novo momento histórico. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–32. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-32
Rubrique
Resenhas

Références

OLIVATO, Laís. A educação nas independências da América.: a circulação do plano de ensino mútuo (1810-1830). Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2023. 392 p.

SOARES, Gabriela Pellegrino. “História das idéias e mediações culturais: breves apontamentos”. In: JUNQUEIRA, Mary Anne. FRANCO, Stella Maris Scatena (Orgs). Cadernos de Seminários de Pesquisa. São Paulo: Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo/ Humanitas, 2011.

STRUCK, Bernhard; FERRIS, Kate; REVEL, Jacques. Introduction: Space and Sclae in Transnational History. The International History Review., v.33, n.4, 2011.