O ensino secundário brasileiro nas décadas de 1950 e 1960: a experiência das classes experimentais
Contenu principal de l'article
Résumé
DALLABRIDA, Norberto (Org.). “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos de 1950 e 1960”. Curitiba: Appris, 2023. 402, p.
O livro “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos de 1950 e 1960, organizado por Norberto Dallabrida é composto por prefácio, capítulo introdutório e 17 capítulos com estudos relacionados à implementação das classes secundárias experimentais em diversas localidades do Brasil. A reflexão sobre a implementação das classes experimentais secundárias, que tomaram as classes nouvelles por modelo, é o objeto central da obra que, de modo geral, é permeada por temas como currículo, metodologias e didáticas inovadoras que lançavam mão de recursos como teatro, seções de cinema e literatura, educação musical, desenho, seminários, trabalhos com olaria, pintura e datilografia. Práticas esportivas como voleibol, basquetebol, futebol, ginástica, esgrima e balé. Além da infraestrutura diferenciada, se comparadas as demais escolas e classes.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
DALLABRIDA, Norberto (Org.). “Brechas no monólito educacional”. Classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos de 1950 e 1960”. Curitiba: Appris, 2023. 402p