O ensino profissional feminino: um novo cenário para as moças mineiras

Contenu principal de l'article

Alessandra Martins Mota

Résumé

O livro intitulado “Na luta pela vida, úteis a si e a pátria: Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte (1919 - 1947)”, de autoria de Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro e José Carlos Souza Araujo, é o décimo volume da série “Novas Investigações”, no âmbito da coleção “História, Pensamento e Educação” da EDUFU. É uma obra derivada do projeto de pesquisa acadêmica intitulado “Educação, política e pobreza: formação da força de trabalho na nova capital de Minas Gerais, 1909-1927”, vinculado ao “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação” e ao “Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira”, ambos da Universidade Federal de Uberlândia. Em uma perspectiva que busca articular o local ao nacional, o livro contribui para diversificar e aprofundar o debate sobre a História da Educação brasileira, o ensino profissional, a educação feminina e as relações entre educação, pobreza e trabalho no ensino profissional para trabalhadores de Belo Horizonte no contexto social da Primeira República.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Mota, A. M. (2024). O ensino profissional feminino: um novo cenário para as moças mineiras. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–21. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-21
Rubrique
Resenhas

Références

RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; ARAUJO, José Carlos Souza. “Na luta pela vida, úteis a si e a pátria” Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte (1919-1947). Uberlândia/MG: EDUFU, 2021.