Fundamentos pedagógico-educacionais renovadores e tecnicistas e teorias técnicas do currículo: determinações históricas e implicações para o pensamento educacional brasileiro

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Júlio César Maia
Carla Carolina Rodrigues da Silveira
Michele Silva Sacardo

Résumé

O artigo objetiva resgatar o movimento de ascensão das teorias pedagógicas, educacionais e curriculares renovadoras e tecnicistas. Fragmenta-se, inicialmente, em quatro seções, respectivamente orientadas à apresentação: i) da resposta encontrada pelos fundamentos pedagógicos-educacionais renovadores ao tradicionalismo; ii) do progressivismo de J. Dewey enquanto primeira ofensiva das teorias técnicas do currículo; iii) do tecnicismo de F. Bobbitt enquanto segunda ofensiva e; iv) da síntese técnico-linear de R. Tyler enquanto terceira e última ofensiva desse conjunto de teorias. Objetiva, em seguida, apreender ainda a chegada dessas teorias ao Brasil. Para tanto, duas outras seções são evidenciadas, orientadas respectivamente à apresentação: i) do contributo dos pioneiros da educação para a crítica dos fundamentos pedagógico-educacionais tradicionais e difusão das teorias técnicas do currículo nesse país e; ii) dos obstáculos assumidos pela ênfase progressivista renovadora a partir da fixação das ideias técnico-lineares do currículo sobre o componente educacional brasileiro.

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Maia, J. C., Silveira, C. C. R. da, & Sacardo, M. S. (2024). Fundamentos pedagógico-educacionais renovadores e tecnicistas e teorias técnicas do currículo: determinações históricas e implicações para o pensamento educacional brasileiro. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–14. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-14
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