O ambiente familiar e a opção pela docência: um estudo abrangendo três gerações da família Ceccato

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Joyce Carolina de Freitas
Giovanna do Amaral Ceccato de Lima Gabinio
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

Résumé

A pesquisa que deu origem a este artigo investigou a relação entre o ambiente familiar e a escolha profissional do magistério. O estudo foi realizado com apoio na história cultural, buscando investigar o lugar ocupado pelo ambiente familiar na escolha da profissão docente. O objetivo geral é analisar a dinâmica da relação entre o ambiente familiar e a escolha profissional do magistério. A pesquisa tem caráter bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa. Os principais autores são: Nóvoa (2000), Moita (2000), Faht (2011), Bohoslavsky (2015) e Bourdieu (1983). A pesquisa de campo envolveu a história de vida de três professoras da família Ceccato, abrangendo o período compreendido entre 1959 e 2015. Com a análise dos dados, compreende-se que a escolha da profissão sofre influência tanto familiar quanto do contexto social e, ambos variando, em maior ou menor grau, de acordo com a época que se vive.

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Freitas, J. C. de, Gabinio, G. do A. C. de L., & Vieira, A. M. D. P. (2024). O ambiente familiar e a opção pela docência: um estudo abrangendo três gerações da família Ceccato. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–13. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-13
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