Educação, Formação e Desenvolvimento nas páginas da Revista Vozes durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985)

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Darciel Pasinato
Rosangela Fritsch

Résumé

Este artigo integra uma pesquisa documental que busca analisar as práticas e as representações de Educação, Formação e de Desenvolvimento na Revista Vozes durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). O periódico foi criado por um grupo de frades franciscanos de origem germânica em 1907, objetivando dar voz à intelectualidade católica brasileira. Como fonte de pesquisa, permite compreender as mentalidades religiosas e o contexto socioeducativo brasileiro ao longo de suas publicações. Expressa que os docentes devem ser personagens de seu processo de formação e de desenvolvimento profissional, assumir iniciativas, desenvolver projetos, apreciar seu trabalho e conectar teoria e prática. As práticas e as representações de Educação, Formação e Desenvolvimento presentes na Revista estão vinculadas à Igreja Católica, que tinha diversas escolas espalhadas pelo território brasileiro e apresentava a hierarquia eclesiástica engajada em campanhas com o intuito de exaltar as vantagens de estudar nos colégios católicos e atacar o funcionamento da rede pública de ensino.

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Pasinato, D., & Fritsch, R. (2024). Educação, Formação e Desenvolvimento nas páginas da Revista Vozes durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–06. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-06
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Artigos
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Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-0630-3649
http://lattes.cnpq.br/5203131170203547
rosangelaf@unisinos.br

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