A fotografia como porta de entrada para a cultura escolar: imagens de escolas da cidade de Londrina, Paraná (1950-1985)
Contenu principal de l'article
Résumé
Apresentam-se os resultados de pesquisa realizada no acervo do Museu Escolar de Londrina – MEL, cujo objetivo foi identificar quais são as tipologias de ações fotografadas e as possibilidades para o estudo da Cultura Escolar. Foram analisadas onze coleções, totalizando 718 fotografias datadas de 1950 a 1985. O referencial teórico aproxima o conceito de Cultura Escolar do campo da História da Educação. Os resultados indicam cinco tipologias: ações políticas, cotidiano escolar, celebrações, datas comemorativas e gestão municipal. Conclui-se que o estudo possibilita adentrar no campo da Cultura Escolar e compreender a escola em suas dimensões mais complexas, isto é, por meio da percepção do que a escola guarda além do seu currículo oficial, assim como permite conhecer a relação sempre presente entre a Educação Escolar e os movimentos da cidade em todos os seus aspectos.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
ABDALA, R.D. Fotografias escolares: práticas do olhar e representações sociais nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos (1895 – 1966). Orientadora: Profª. Drª. Diana Gonçalves Vidal. 2013. 314 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade de São Paulo, 2013.
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BURKE, P. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. Bauru: EDUCS, 2004.
CANABARRO, I. Fotografia e História Cultural: uma janela aberta para o mundo. Revista Mouseion, Canoas, Editora Unilasalle, n. 21, p. 17-34, ago. 2015. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/viewFile/1981-7207.15.1/pdf_2. Acesso em: 10 out. 2020.
CAMPOS, R.D. Mulheres e crianças na imprensa paulista (1920-1940): representação e história. 2007. 216 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007.
FARIA FILHO, L.M.; GONÇALVES, I.A.; VIDAL, D.G.; PAULILO, A.L. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p.139-159, jan./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100008
KOSSOY, B. História & Fotografia. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
KOSSOY, B. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
MAUAD, A. M. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p.73-98, 1996. Disponível em https://codecamp.com.br/artigos_cientificos/ ATRAVESDAIMAGEMFOTOGRAFIA.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
MAUAD, A. M. Fotografia e história. Rede da memória virtual brasileira. Rede Memória, 2006. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/dossies/rede-da-memoria-virtual-brasileira/ artes/fotografia- e-historia/. Acesso em: 20 dez. 2020
MENEZES, E. T. de. Verbete método Decroly. Dicionário interativo da educação brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/metodo-decroly/. Acesso em: 02 jun. 2020.
OLIVEIRA, M.A.M.; TAMBARÁ, E.A.C. A imagem fotográfica como fonte para a pesquisa em história da educação. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, v.1, 2004. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo1/252.pdf. Acesso em: 21 dez. 2020.
OLIVEIRA, R; BITTENCOURT JUNIOR, N. A fotografia como fonte de pesquisa em história da educação: usos, dimensão visual e material, níveis e técnicas de análise. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Sociedade Brasileira de História da Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2013. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/03-%20FONTES%20E%20METODOS%20EM%20 HISTORIA%20DA%20EDUCACAO/A%20FOTOGRAFIA%20COMO%20FONTE%20DE%20PESQUISA%20EM%20HISTORIA%20DA%20EDUCACAO.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
SOUZA, R.F. Um itinerário de pesquisa sobre a cultura escolar. In: CUNHA, M. V. (org.) Ideário e imagens da Educação Escolar. Campinas: Autores Associados; Araraquara: PPGEE/FCL UNESP, 2000.
YAMASHITA, B. E. G. Poder municipal e educação na cidade de Londrina (1934-1960): ações de uma “autonomia autorizada”. Orientador: Prof. Dr. Tony Honorato. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.