Grupo Escolar Senador Correia (1912-1930): um estudo sobre cultura escolar
Contenu principal de l'article
Résumé
O artigo trata do processo de formação da cultura escolar no Grupo Escolar Senador Correia em Ponta Grossa-PR, no período de 1912 a 1930. A partir da pesquisa documental, perceberam-se elementos de uma cultura escolar em formação, mediante regras e normas de comportamentos que norteavam ações escolares por meio da organização de tempos e espaços, de forma a considerar também aspectos da cultura material escolar. Evidenciaram-se elementos como o silêncio, o tempo, a ordem e a conduta do professor enquanto representativos de heranças culturais inerentes ao contexto educacional republicano, em que se almejava um redimensionamento para a instrução pública a partir da idealização de modelos de escola primária no Brasil.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
ALCÂNTARA, Wiara Rosa; VIDAL, Diana. Corpo e matéria: relações (im)previsíveis da cultura material escolar. In: SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cesar. Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória/ES, EDUFES, 2018, p.235-260.
BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Arquitetura e espaço escolar: reflexões acerca do proces-so de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928). Educar. Curitba, n.18, p.103-141, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.236
BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Grupos escolares no Brasil: um novo modelo de escola primária. Histórias e memórias da educação no Brasil. In: STEPHANOU, Maria.; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2011, p.68-76.
BUFFA, Ester. História e filosofia das instituições escolares. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio (Org.). Novos temas em historia da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas/ SP: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002. p.25-38.
CIAVATTA, Maria. A cultura material escolar em trabalho e educação. A memória fotográfica de sua transformação. Educação e Filosofia. Uberlândia, v.23, n.46, p.37-72, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v23n46a2009-2188
CORDOVA, Maria Julieta Weber. O Paranismo e o processo de produção historiográfica paranaense: o episódio do Cerco da Lapa. Revista de História Regional, [S. l.], v. 12, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/225. Acesso em: 7 maio. 2023.
DUSSEL, Inês; CARUSO, Marcelo. A Invenção da Sala de Aula: Uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos Pardieiros aos Palácios.Cultura Escolar e Urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: Editora da UPF, 2000.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES, A. e MACEDO, E. (orgs.). Disciplinas e Integração Curricular: História e Políticas. Rio de Janeiro, DP&A.
FARIA FILHO, Luciano Mendes; VIDAL, Diana Gonçalves. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 14, p. 19-34. mai./ago. 2000.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
LUPORINI, Teresa Jussara. Memória e fontes iconográficas: desafios para a pesquisa em História da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 5, n. 14, jan/abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7379
LUPORINI,Teresa Jusara. Escola Estadual Senador Correia: pioneira da instrução pública em Ponta Grossa. Ponta Grossa: Planeta, 1987.
PARANÁ. Regulamento da Instrucção Pública do Estado do Paraná, Estado do Paraná. Francisco Xavier da Silva e Octavio Ferreira do Amaral e Silva. TYP. Diário Oficial, 1901, p.91-93. Repositório Institucional da UFSC. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123700. Acesso em: 21/01/2019.
PARANÁ. Relatório da Inspeção Geral da Instrução Pública. Estado do Paraná. Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos. Typ. Diário Oficial, 1913. Arquivo Público do Paraná. Disponível em: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/RelatoriosSecretarios/Ano1912MFN787.pdf. Acesso em: 21/01/2019.
PINEAU, Pablo; DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. La escuela como máquina de educar: tres escritos sobre un proyecto de la modernidade, Buenos Aires: Paidós, 2001.
SENADOR CORREIA. Livro de Atas do Grupo Escolar Senador Correia. Acervo da Escola Estadual Senador Correia de Ponta Grossa – PR, 1912-1930.
SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gisele de. Objetos de utilidade prática para o ensino elementar: museus pedagógicos e escolares em debate. In: SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cesar. Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória/ES, EDUFES, 2018, p.10-26.
SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gisele de; CASTRO, César Augusto. Por uma apresentação: a materialidade escolar entre caminhos, pesquisas e diálogos (Org.). In: SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cesar. Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória/ES, EDUFES, 2018, p.10-26.
SOLOMON, Silmara. Cultura escolar no Grupo Escolar Senador Correia (1912-1930). 96f. Trabalho de Graduação (Licenciatura em Pedagogia) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização. A implantação da Escola Primária Gradua-da no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Editora da Unicamp, 1998.
VEIGA, Cynthia Greive. Projetos Urbanos e Projetos Escolares: aproximação na produção de representações de educação em fins do século XIX. Educação em Revista. Belo Horizonte. n.26. dez. p.103-14. 1997.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la educación y historia cultural: posibilidades, problemas e cuestiones. Revista Brasileira de História da Educação, p.63-82, set./dez. 1995.
WEBER, Maria Julieta. O Paranismo e o processo de produção historiográfica paranaense: o episódio do Cerco da Lapa. Revista de História Regional, [S. l.], v. 12, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/225. Acesso em: 7 maio. 2023.