Magistério Público no Brasil: remuneração e primeiros ensaios estatutários

Contenu principal de l'article

Jarbas de Paula Machado

Résumé

Este artigo discute a remuneração do magistério público no Brasil, identificada nas normas oficiais, considerando o período de 1759 a 1889. Trata-se de um ensaio de caráter documental e bibliográfico. Mostra que no período analisado não houve o reconhecimento da atividade docente com evidências que apontem para dignas condições salariais, principalmente para aqueles que se dedicavam às “primeiras letras”. Apesar disso, são apresentados elementos sugestivos de que nesse período tenham sido instituídas as primeiras normas estatutárias e de carreira para o magistério público regulado pelo Estado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Machado, J. de P. (2022). Magistério Público no Brasil: remuneração e primeiros ensaios estatutários. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e128. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-128
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

Jarbas de Paula Machado, Universidade Estadual de Goiás (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7607-655X
http://lattes.cnpq.br/2700825021849547
jarbas.machado@ueg.br

Références

Alvará de 18 de Maio de 1816. Estatuto para criação do Colégio Militar da Luz em Lisboa. Disponível em: http://www.sg.min-edu.pt/fotos/editor2/RDE/L/S19/1811_1820/1816_05_ 18alvara.pdf. Acesso em: 08 de dezembro de 2012.

Alvará Régio de 1759. Disponível em http://www.sg.min-edu.pt/fotos/editor2/RDE/L/ S18/1751_1760/1759_06_28_alvara.pdf. Acesso em: 08 de dezembro de 2012.

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 4ª ed. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1963.

BASTOS, M. H. C. e FARIAS FILHO, L. M. A escola elementar no século XIX: o método monitorial mútuo. Passo Fundo: Ediupf, 1999. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/ 23609298/Metodo-monitorial-mutuo. Acesso em: 08 de dezembro de 2012.

BRASIL. Decreto nº 4, de 20 de junho de 1834. Disponível em http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/colecoes/Legislacao/Legimp-19/Legimp-19_2.pdf. Acesso em: 08 de dezembro de 2012. (1834a)

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Disponível em: http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/colecoes/Legislacao/Legimp-J_19.pdf. Acesso em: 08 de dezembro de 2012.

BRASIL. Lei nº 16, de 12 de agosto de 1834. Disponível em: http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/colecoes/Legislacao/Legimp-19/Legimp-19_3.pdf. Acesso em: 08 de dezembro de 2012. (1834b)

CARDOSO, T.F.L. Imagens sobre a profissão docente no mundo luso-brasileiro. Revista de Ciências da Educação, n.11, jan./abr. 2010. Disponível em http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/Revista%2011%20PT%20D6.pdf. Acesso em: 08 de dezembro de 2012.

Carta Régia de 10 de novembro de 1772. Disponível em http://www.sg.min-edu.pt/fotos/editor2/RDE/L/S18/1771_1780/1772_11_10alvara_1.pdf. Acesso em: 08 de dezembro de 2012.

CASTANHA, André Paulo; BITTAR, Marisa. Os professores e seu papel na sociedade imperial. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/. Acesso em: 08 de dezembro de 2012.

ENGUITA, M. F. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria e Educação, n. 4, “Dossiê: interpretando o trabalho docente”, p. 41-61, Porto Alegre, 1991.

FAVORETO, A. e GALTER, M. I. Ambiguidade de Fernando de Azevedo sobre a atuação da Cia de Jesus na organização da educação brasileira no período colonial. Educere et Educare, v. 1, nº 2, jul./dez. 2006, p. 73-82.

Lei de 6 de novembro de 1772. Disponível em http://www.sg.min-edu.pt/fotos/editor2/RDE/ L/S18/1771_1780/1772_11_06lei.pdf. Acesso em: 08 de dezembro de 2012.

LESAGE, Pierre. A pedagogia nas escolas mútuas do século XIX. In.: BASTOS, M. H. C. e FARIAS FILHO, L. M. A escola elementar no século XIX: o método monitorial mútuo. Passo Fundo: Ediupf, 1999. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/23609298/Metodo-monitorial-mutuo. Acesso em: 08 de dezembro de 2012.

MONLEVADE, J.A.C. Educação pública no Brasil: contos e descontos. Ceilândia-DF: Idéa Editora, 1997.

MONLEVADE, J.A.C. Valorização Salarial dos Professores: O papel do Piso Salarial Profissional Nacional como Instrumento de Valorização dos Professores da Educação Básica Pública. 2000. 317 f. Tese (Doutorado em Educação). Unicamp, Campinas-SP.

NÓVOA, Antônio. Profissão Professor. 2ª ed. Porto: Editora Porto, 1999.

O Método Pedagógico dos Jesuítas - O "Ratio Studiorum" - Organização e Plano de Estudos da Companhia de Jesus. In: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/acervos.html. Acesso em: 08 de dezembro de 2012.

RIBEIRO, M. A. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 13ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1993.

VIEIRA, Jussara Maria Dutra. Piso Salarial Nacional dos Educadores: Dois Séculos de Atraso. Brasília: s/n, 2007.

XAVIER, M. E.; RIBEIRO, M. L. e NORONHA, O. M. História da Educação. A escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.