Edição científica e estímulo à pesquisa no campo da educação: o percurso do periódico Cadernos de História da Educação (2002-2021)

Contenu principal de l'article

Décio Gatti Júnior
José Carlos Souza Araujo
Wenceslau Gonçalves Neto
Carlos Henrique de Carvalho
Geraldo Inácio Filho

Résumé

Trata-se da análise dos primeiros vinte anos de publicação do periódico científico Cadernos de História da Educação, entre 2002 e 2021. Iniciativa de um conjunto de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com sede no Estado de Minas Gerais, no Brasil. Neste artigo são apresentadas informações gerais sobre o periódico, elementos de sua situação atual, histórico básico, artigos e dossiês publicados, idiomas de publicação, países e combinação de países estudados, vinculações institucionais dos autores, épocas históricas abordadas. Ao final, estão apontados os principais progressos obtidos ao longo dos anos e os desafios para a continuidade e para o incremento da qualidade do periódico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Gatti Júnior, D., Araujo, J. C. S. ., Gonçalves Neto, W., Carvalho, C. H. de ., & Inácio Filho, G. . (2021). Edição científica e estímulo à pesquisa no campo da educação: o percurso do periódico Cadernos de História da Educação (2002-2021) . Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e059. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-59
Rubrique
Artigo Especial
Bibliographies de l'auteur-e

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Produtividade em Pesquisa do CNPq
Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig
https://orcid.org/0000-0002-5876-6733
http://lattes.cnpq.br/0164067095554570
degatti@ufu.br

José Carlos Souza Araujo, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Universidade de Uberaba (Brasil)
https://orcid.org/0000-0002-7972-8875
http://lattes.cnpq.br/7069283169342231
jcaraujo.ufu@gmail.com

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Universidade de Uberaba (Brasil)
Produtividade em Pesquisa do CNPq
Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig
https://orcid.org/0000-0002-4374-0311
http://lattes.cnpq.br/6258906373771462
wenceslau@ufu.br

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Produtividade em Pesquisa do CNPq
Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig
https://orcid.org/0000-0002-8535-6828
http://lattes.cnpq.br/7463702480768930
chc@ufu.br

Geraldo Inácio Filho, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-0451-7851
http://lattes.cnpq.br/5354758011229936
geraldoinacio51@gmail.com

Références

ARAUJO, J.C.S.; Carvalho, C.H.; GATTI JR, D.; INÁCIO FILHO, G.; GONÇALVES NETO, W. O Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia: trajetória de pesquisa e contribuição na formação de jovens pesquisadores. Cadernos de História da Educação, v.1, p.11-16, 2002. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/289. Acesso em 15 set. 2021.

CARVALHO, C.H.; GATTI JR, D.; INÁCIO FILHO, G. ARAUJO, J.C.S.; GONÇALVES NETO, W. História da Educação no Brasil: pesquisa, organização institucional e estratégias de divulgação científica. Cadernos de História da Educação, v.10, n.2, p.45-67, 2011. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14632. Acesso em 15 set. 2021.

GATTI JR, D. Cadernos de História da Educação (Brazil). In: HERNÁNDEZ HUERTA, J.L.; CAGNOLATI, A.; DIESTRO FERNÁNDEZ, A. (Orgs.). Connecting History of Education. Scientific Journals as International Tools for a Global World. Salamanca: Espanha. FahrenHouse, 2015, p.19-29. Disponível em: https://www.fahrenhouse.com/omp/index.php/fh/catalog/book/14. Acesso em 15 set. 2021.

GATTI JR, D. The role and current challenges of the Brazilian periodical 'Cadernos de História da Educação' in scientific publishing in the History of Education in the twenty-first century. History of Education & Children's Literature, v.10, n.1, p.29-37, 2015.