Arquivos pessoais de professores: o que guardam e o que nos dizem?
Contenu principal de l'article
Résumé
O artigo se remete ao Arquivo Pessoal do Professor Rubin Santos Leão de Aquino (1929-2013): professor de história de cursinhos pré-vestibulares da zona sul da cidade do Rio de Janeiro e ativo mediador intelectual, tendo atuado em programas de rádio; sindicatos e entidades dedicadas à luta em defesa dos direitos políticos, durante o regime militar. Está dividido em quatro seções: a primeira reflete sobre a natureza dos arquivos pessoais de professores da educação básica; a segunda descreve o conteúdo do Arquivo em questão; a terceira articula as características pessoais de seu detentor com as marcas próprias de uma cultura profissional atinente aos professores de história do ensino médio; a quarta e última seção aponta os indícios e desafios que emergiram nas pesquisas que foram tecidas no diálogo entre a organização arquivística e as atividades de pesquisa com essas fontes documentais.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
BORGES, Jorge Luis. A Biblioteca de Babel. In: BORGES, Jorge Luis. Obras Completas: Ficções.v.1. São Paulo: Editora Globo, 1999.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: as artes de fazer; 16 Ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CHARTIER, Roger (Org.) Práticas de leitura. São Paulo: Ed. Liberdade, 1998.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2019.
GOMES, Ângela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos. Intelectuais Mediadores: Práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.489p.
HEYMANN, L. Q. (1997). Indivíduo, memória e resíduo histórico. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, CPDOC-FGV, n.19, pp. 41-66.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. São Paulo: Contraponto, 2006.
MILLS, Charles Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009.
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da Revolução, do CPC à era da TV. Rio de Janeiro-São Paulo: Record, 2000.
SILVA, Amanda. Tempo e docência: dilemas, valores e usos na realidade educacional. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
SIRINELLI, Jean François. Os Intelectuais. In: REMOND, René. (Org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora UFRJ-FGV, 1996.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
XAVIER, Libania Nacif. Relações e vínculos evocados no ato de ensinar. Tese apresentada à Faculdade de Educação da UFRJ para progressão à categoria de professora titular, outubro de 2018 (mimeo).