Uma tradição inventada: a história da escola particular no Brasil, sob a interpretação do intelectual católico Kuno Paulo Rhoden em 1985
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo pretende debater a partir da análise histórica dos Congressos Nacionais de Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPEs) a concepção de sociedade dos sujeitos presentes nesses eventos dando destaque para a questão da liberdade de ensino no Brasil. Os CONEPEs se iniciam no ano de 1944 sendo organizados incialmente por associações de estabelecimentos de ensino e, posteriormente, pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino (FENEN). Focalizaremos especificamente a conferência Retrospectiva histórica da escola particular, proferida pelo padre jesuíta Kuno Paulo Rhoden no XX CONEPE, realizado na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, entre os dias 14 e 18 de julho de 1985 tendo como temática central “Democracia e Liberdade de Ensino”. Os dirigentes de estabelecimentos particulares de ensino, considerados aqui como intelectuais, se organizavam e buscavam atuar de maneira conjunta, a fim de se fazerem hegemônicos na educação nacional.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
CONGRESSO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS PARTICULARES DE ENSINO, 20, 1985, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 1985.
HOBSBAWM e RANGER, Eric J. Terence. A invenção das tradições.10.ed.,São Paulo: Paz e Terra, 2015.
RHODEN, João Claudio. A escola particular e a democratização do ensino. Curitiba: Rosário, 1985.
SCARFONI, Eduardo Norcia. Os Congressos Nacionais dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPEs) e a hegemonia da iniciativa privada na educação nacional (1964- 1985). 2017. Tese. (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.