“De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)

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Cristiane Indiara Vernes Miglioranza
Zita Rosane Possamai

Résumé

Este trabalho analisa o conteúdo dos relatos dos inspetores gerais da Instrução Pública do Rio Grande do Sul a partir das noções de cultura material escolar e de cultura visual escolar, cotejando-os com outros documentos e com bibliografia especializada. Aponta para a existência de uma preocupação, seguida de ação, em aparelhar e prover as escolas com as novidades do então embrionário mercado de produtos educativos, tendo em vista a modernização da escola primária. Destaca que os profissionais técnicos do Estado estavam atentos às ideias e às práticas utilizadas em outros países. Conclui que houve a criação de soluções econômicas e logísticas para a manutenção do fornecimento desse material, e distingue as coleções escolares do Museu Julio de Castilhos, o mobiliário fabricado nas oficinas da Casa de Correção e a adaptação e edição locais de livros didáticos.

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Miglioranza, C. I. V. ., & Possamai, Z. R. (2020). “De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928) . Cadernos De História Da Educação, 19(2), 513–534. https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-14
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Bibliographies de l'auteur-e

Cristiane Indiara Vernes Miglioranza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-8029-6678
http://lattes.cnpq.br/4874493405756927
crismiglio@hotmail.com

Zita Rosane Possamai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0003-4014-5389
http://lattes.cnpq.br/4910388368160076
zitapossamai@gmail.com

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