O ethos do trabalho nas páginas de periódicos educacionais brasileiros: trabalhos manuais como signo da modernização pedagógica (1906 – 1934)

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Marcus Aurelio Taborda de Oliveira

Résumé

O artigo discute a presença dos Trabalhos Manuais em duas revistas brasileiras: A Escola, publicada entre 1906 e 1921 no Estado do Paraná, e a Revista do Ensino, publicada a partir de 1925, no Estado de Minas Gerais, além de destacar o livro didático Trabalhos Manuais Escolares, de Manoel Penna, produzido em Minas Gerais, em 1934. Para além das preocupações com a formação de mão de obra para o trabalho fabril, a escola primária produziu nas primeiras décadas do século XX um conjunto de dispositivos curriculares para estimular a atividade do aluno, centrada na sua experiência. A relação entre educação escolar e trabalho pressupunha a mobilização dos sentidos para o desenvolvimento de sensibilidades apropriadas para um “novo mundo” que pretendia estimular a ação, o desenvolvimento da vontade e a capacidade de iniciativa como signos modernizadores da escola primária e da sociedade brasileira. Segundo a documentação mobilizada, tratava-se antes de fomentar o ethos do trabalho, mais do que visar qualquer tipo de preocupação com a formação de mão de obra, como bem demonstra o livro didático de Manoel Penna, a ser destacado ao longo do texto.

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Oliveira, M. A. T. de . (2019). O ethos do trabalho nas páginas de periódicos educacionais brasileiros: trabalhos manuais como signo da modernização pedagógica (1906 – 1934). Cadernos De História Da Educação, 18(2), 386–405. https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-7
Rubrique
Dossiê: Escolarização, livros escolares e movimentos migratórios
Biographie de l'auteur-e

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-6079-9710
http://lattes.cnpq.br/0588758834590671
marcustaborda@ufmg.br

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