PERIÓDICOS EDUCACIONAIS PORTUGUESES: CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE MODELOS CULTURAIS
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo se ocupa dos textos escritos pelos professores e publicados nos impressos das Escolas de Formação de Professores, para Escola Primária em Portugal, entre 1911 e 1950. Tais artigos nos apontam indícios de saberes e práticas que circulam nas referidas escolas portuguesas em dois momentos distintos: o primeiro — de 1911 a 1930 — com as Escolas Normais Primárias e o segundo — de 1930 a 1950 — com as Escolas do Magistério Primário. A investigação aponta as diferenças entre essas duas fases na história da formação de professores em Portugal com relação à circulação de modelos educacionais nos periódicos estudados. Para a análise das fontes, tendo como referencial as idéias de Roger Chartier, há a compreensão de que todo impresso carrega consigo uma dupla característica: a sua materialidade e o texto em si. Ao olharmos para o mapa formado pelo estudo, temos uma melhor compreensão do papel destas instituições na formação do campo educacional português e na circulação das idéias da educação nova.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Nery, A. C. B. (2008). PERIÓDICOS EDUCACIONAIS PORTUGUESES: CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE MODELOS CULTURAIS. Cadernos De História Da Educação, 5. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/402
Numéro
Rubrique
Dossiê I
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).