ESCOLA PÚBLICA X ESCOLA CONFESSIONAL: AS ESCOLAS PRESBITERIANAS RURAIS NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA, MG
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Résumé
Observamos que é grande a influência dos presbiterianos na Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Apesar disto é um assunto pouco estudado. Dessa forma iniciamos os primeiros estudos sobre a escolaridade ligada à Igreja Presbiteriana. As pesquisas desenvolvidas peloNEPHE/UFUtêm se direcionado à escola pública em geral, às escolas particulares laicas e às escolas confessionais católicas. Enfim, nas grandes obras de História e de História da Educação, pouco ou quase nada foi dito da influência do protestantismo no processo de desenvolvimento social, político, econômico e cultural dos municípios mineiros, e na estruturação e organização de escolas na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Com este trabalho pretendemos desenvolver um estudo a respeito das escolas protestantes, visando compreender suas modalidades e características pedagógicas na região, a partir da presença de grupos religiosos de origem norte-americana. Para a disseminação da "nova religião" fez-se necessária a criação de escolas de alfabetização para possibilitar a leitura da Bíblia, ao mesmo tempo, em que difundiam os ideais de educação e trabalho como forma de salvação do homem. Metodologicamente, a pesquisa está se fazendo através do estudo bibliográfico de obras referentes à História da Educação Brasileira, ao protestantismo, às missões protestantes no Brasil, ao pensamento educacional norte-americano no final do século XIX e início do século XX; e documentos referentes ao trabalho evangélico e educativo realizado pelos presbiterianos na região do Alto Paranaíba.
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Comment citer
Ribeiro, V., & Inácio Filho, G. (2008). ESCOLA PÚBLICA X ESCOLA CONFESSIONAL: AS ESCOLAS PRESBITERIANAS RURAIS NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA, MG. Cadernos De História Da Educação, 3. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/375
Numéro
Rubrique
Dossiê: História das instituições escolares
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