Grupos escolares e a Escolarização de corpos no início do Século XX no Rio Grande do Norte, Brasil

Contenu principal de l'article

Crislane Barbosa Azevedo
Rosa Milena Santos

Résumé

Resumo
Neste artigo discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram implantados com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do início do século XX.
Palavras-Chave: Grupo Escolar. Exercícios Físicos. Ginástica. Exercícios calistênicos.

School groups and Body Schooling (Escolarização de Corpos) at the beginning of the 20th Century in Rio Grande do Norte, Brazil

Abstract
In this article, we consider what we call the process of body schooling (escolarização de corpos) in the school culture of school groups of Rio Grande do Norte, Brazil, at the beginning of the 20th Century. Based on bibliographical and documental research, we focus specifically on the relationship between school groups, the intuitive method, and hygiene; attention to the body in the midst of general practices, such as manual tasks, recess, and the activity of writing; and, above all, the specific practice of physical exercises, such as Swiss gymnastics and calisthenics. The school groups were seeded with a new school culture based on pedagogical principles considered essential for fashioning a citizen of the republic at the beginning of the 20th Century.
Keywords: School Group. Physical Exercises. Gymnastics. Calisthenics.


Grupos escolares y la Escolarización de cuerpos en el inicio el
Siglo XX en Rio Grande del Norte, Brasil

Resumen
En este artículo nos extendemos sobre lo que llamamos de proceso de escolarización de cuerpos presente en la cultura escolar de los grupos escolares de Rio Grande do Norte en el inicio del siglo XX. Con base en una investigación bibliográfica y documental, abordamos, específicamente sobre: la relación entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; la atención a los cuerpos en medio de las practicas generales, tales como trabajos manuales, recreo y ejercicio de escritura; y sobretodo, la practica especifica de ejercicios físicos como la gimnasia sueca y calistenia. Los grupos escolares fueron permeados con una nueva cultura escolar basada en preceptos pedagógicos considerados esenciales para la construcción del ciudadano republicano de inicio del siglo XX.
Palabras-Clave: Grupo Escolar. Ejercicios Físicos. Gimnasia. Ejercicios calisténica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Azevedo, C. B., & Santos, R. M. (2016). Grupos escolares e a Escolarização de corpos no início do Século XX no Rio Grande do Norte, Brasil. Cadernos De História Da Educação, 15(2), 634–657. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/35549
Rubrique
Articles
Bibliographies de l'auteur-e

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta do Departamento de Práticas Educativas e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: crislaneazevedo@yahoo.com.br

Rosa Milena Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica com pesquisa na área de História da Educação. E-mail: rosamilena3@gmail.com