Livros escolares à educação primária homogênea (Rio Grande do Norte, Século XIX)

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Marta Maria de Araújo
Franselma Fernandes de Figueirêdo

Résumé

Resumo

No século XIX, as mensagens dos presidentes da Província do Rio Grande do Norte e os relatórios dos diretores-gerais da Instrução Pública, principalmente (corpus documental do trabalho) revelam uma sistemática aquisição de livros escolares destinados à educação primária. Centrado no século XIX no Rio Grande do Norte e na cidade de Caicó, o trabalho tem o objetivo de refletir acerca da uniformidade formativa do aluno da educação primária, propiciada pela admissão do livro escolar impresso, reconhecido nacionalmente. Para análise do corpus documental, utilizamos o entendimento de Choppin (2004), ou seja, o livro escolar considerado objeto cultural, situado na interseção de regras do poder político, da pedagogia, da produção editorial e sociedade da escolarização. Em termos de conclusões, as autoridades políticas e educacionais do Rio Grande do Norte estavam plenamente convencidas de que a obrigatoriedade do livro escolar impresso, reconhecido nacionalmente, uniformizava não somente a educação pública, mas, necessariamente, ordenava uma uniformidade formativa do aluno da educação primária.

Palavras-chave: Livros escolares. Século XIX. Rio Grande do Norte. Caicó.

Textbooks to homogeneous elementary education (Rio Grande do Norte, 19st century)

Abstract:

In the 19st century, the messages of the presidents of the Province of Rio Grande do Norte and the reports of the directors-general of Public Instruction, mainly (documentary corpus of this work) reveals a systematic acquisition of textbooks for elementary education. Centered in the 19st century in Rio Grande do Norte and in the city of Caicó, the work aims to reflect on the formation uniformity of the pupil of elementary education, fostered by the admission of the printed textbook, nationally recognized. For analysis of the documentary corpus, we use the understanding of Choppin (2004), i.e., the textbook considered cultural object, located at the intersection of rules of political power, pedagogy, editorial production and society of schooling. In terms of findings, the political and educational authorities in Rio Grande do Norte were fully satisfied that the requirement of the printed textbook, nationally recognized, standardised not only the public education, but, necessarily, ordered a formative uniformity of the elementary education student.

Keywords: School printed textbook. 19st century. Rio Grande do Norte. Caicó.

 

 Libros para la educación primaria homogénea (Rio Grande do Norte, Siglo XIX)

Resumen:

En el siglo XIX, los mensajes de los presidentes de la Provincia del Rio Grande do Norte y los informes de la Administración General de Instrucción Pública, principalmente (corpus documental del trabajo) revelan una adquisición sistemática de libros de texto para la enseñanza primaria. Centrado en el siglo XIX, en Rio Grande do Norte y la ciudad de Caicó, el trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la uniformidad formativa del estudiante de la enseñanza primaria provocada por la admisión del libro de texto impreso, reconocido a nivel nacional. Para el análisis del corpus documental, utilizamos el entendimiento de Choppin (2004) del libro de texto como un objeto cultural ubicado en la intersección de las reglas del poder político, la pedagogía, la producción editorial y de la sociedad de la escolarización. En términos a las conclusiones, las autoridades políticas y educativas en Rio Grande do Norte se mostraron plenamente convencidas con el requisito del libro de texto impreso, reconocido a nivel nacional, uniformaba non sólo la educación pública, pero, necesariamente, arreglaba una uniformidad formativa del estudiante de la enseñanza primaria.

Palabras-clave: Libros escolares. El siglo XIX. Rio Grande do Norte. Caicó.


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Araújo, M. M. de, & Figueirêdo, F. F. de. (2016). Livros escolares à educação primária homogênea (Rio Grande do Norte, Século XIX). Cadernos De História Da Educação, 15(1), 348–377. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/34641
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Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado na temática da História das Ideias Contemporâneas pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: martaujo@uol.com.br

Franselma Fernandes de Figueirêdo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. E-mail: franselmafigueiredo@hotmail.com.