O leitor, o escriba, o pensador: um olhar crítico sobre a história da instrução da leitura e da escrita nos Estados Unidos
Contenu principal de l'article
Résumé
Resumo:
Utilizam-se exemplos históricos para explorar a disparidade na atenção dada à leitura e à escrita. Definições de leitura e escrita, a relação entre teoria e prática, o marketing dos materiais curriculares e o impacto de forças sociais e políticas são todos vistos como fatores que permitem a compreensão das mudanças ocorridas nesses campos.
Palavras-chave: Leitura, Escrita, Estados Unidos, Letramento, Livro didático.
The Reader, the Scribe, the Thinker: A Critical Look at the History of American Reading and Writing Instruction
Abstract
Historical examples are used to explore the disparity in attention given to reading and writing. Definitions of reading and writing, the relationship of theory and practice, the marketing of curricular materials, and the impact of social and political forces are all seen as factors in understanding change in these fields.
Keywords: reading, writing, United States, literacy, textbook.
Â
 El lector, el escriba, el pensador: una visión crítica sobre la historia de la instrucción de la lectura y de la escrita en los Estados Unidos
Resumen
Se utilizan ejemplos históricos para explorar la disparidad en la atención dada a la leitura y a la escrita. Definiciones de leitura y escrita, la relación entre teoría y práctica, el marketing de los materiales curriculares y el impacto de fuerzas sociales y políticas son todos vistos como factores que permiten la comprensión de las transformaciones ocurridas en esos campos. Tales categorías son utilizadas entonces para explicar la atención irregular dada a la lectura en todo el período examinado.
Palabras-clave: Lectura, Escrita, Estados Unidos, Letramento, Libro didáctico
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).