ESCOLA RURAL: HISTÓRIA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES
Contenu principal de l'article
Résumé
Oobjetivo deste texto é discutir a escola rural, em funcionamento na cidade de Uberlândia no período que compreende os anos de 1933 a 1959, tendo em vista apreender as representações que Jerônimo Arantes produziu a respeito daqueles estabelecimentos de ensino, bem como os liames estabelecidos entre educação e política. Para discutir esses aspectos, empregamos como fonte tanto os documentos pertencentes à Coleção Professor Jerônimo Arantes (CPJA), depositados no Arquivo Público de Uberlândia (APU) - fotografias, jornais, livros, revistas, correspondência pessoal, memorandos e ofícios expedidos e recebidos pelo Serviço de Educação e Saúde do Município e também pelo Diretório Municipal de Estatísticas, recortes de jornais e revistas , quanto jornais, revistas e atas das reuniões escolares incorporados ao acervo geral daquele mesmo Arquivo. Utilizamos, também, as fontes orais por meio de entrevistas e informações verbais obtidas junto a pessoas que conheceram e conviveram com Arantes na cidade de Uberlândia.
Renseignements sur l'article
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Comment citer
ESCOLA RURAL: HISTÓRIA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES. (2008). Cadernos De História Da Educação, 3. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/345