EDUCAÇÃO, CIVILIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO CAPITALISTA NO INTERIOR PAULISTA
Contenu principal de l'article
Résumé
O final do séc. XIX e o primeiro quartel do séc. XX foram de intensas e significativas mudanças na sociedade brasileira e no interior paulista. A introdução do trabalho imigrante e a expansão dos meios de comunicação através das estradas de ferro intensificou o povoamento e deu relevância a regiões até então desconhecidas. Uma das localidades destacadas pelo geógrafo francês Pierre Monbeig foi da Cuesta de Botucatu, onde se localiza a cidade de São Manuel. Este artigo busca discutir, à luz das reflexões do sociólogo Florestan Fernandes, até que ponto todo esse movimento de transformação diagnosticado por Monbeig foi, ou não, suficiente para modificar as relações sociais, culturais e educacionais. Os resultados das análises das fontes referentes à história da educação de São Manuel (1904 a 1936), demonstram que o progresso da educação de São Manuel ainda estava distante dos ideais de racionalidade e cientificidade propugnado pela sociedade da época.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Totti, M. A. (2015). EDUCAÇÃO, CIVILIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO CAPITALISTA NO INTERIOR PAULISTA. Cadernos De História Da Educação, 14(2). https://doi.org/10.14393/che-v14n2-2015-6
Numéro
Rubrique
Dossiê: História da Educação e História Regional Paulista
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).