EDUCAÇÃO E CIVILIZAÇÃO NAS ZONAS PIONEIRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (1933 - 1945)

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Rosa Fátima de Souza

Résumé

O texto apresenta resultados de investigação sobre a história regional da educação no estado de São Paulo, no período de 1933 a 1945. Inicialmente problematiza a relação entre a regionalização do estado pelo critério econômico demográfico e a regionalização escolar em função do sistema de inspeção. Na sequência, com base nos relatórios produzidos anualmente pelas Delegacias Regionais de Ensino e nos Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, o texto examina a situação educacional das zonas pioneiras (Alta Paulista, Araraquarense e Alta Sorocabana) últimas regiões de povoamento do estado de São Paulo ocorrido no final da primeira metade do século XX. A análise recai sobre situação educacional dessas regiões de acelerado desenvolvimento econômico e social, considerando a disseminação do ensino primário, os problemas enfrentados para a escolarização das crianças e as representações dos inspetores e delegados do ensino sobre a população e a educação nos sertões de São Paulo.

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Comment citer
Souza, R. F. de. (2015). EDUCAÇÃO E CIVILIZAÇÃO NAS ZONAS PIONEIRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (1933 - 1945). Cadernos De História Da Educação, 14(2). https://doi.org/10.14393/che-v14n2-2015-2
Rubrique
Dossiê: História da Educação e História Regional Paulista