OSTENTOR BRAZILEIRO. JORNAL LITERÃRIO E PICTORIAL (1845-1846): UM PROJETO EDUCATIVO DO CIDADÃO BRASILEIRO
Contenu principal de l'article
Résumé
O percurso histórico dos periódicos no Brasil do século XIX não pode ser aduzido sem uma aproximação com a história do país e de suas discussões mais importantes, vinculadas à formação educacional, à instrução de valores, hábitos e cultura de comunidades locais bem como à contribuição para a formação de uma consciência nacional. Nesse sentido, buscamos examinar, a partir do discurso do Ostensor Brasileiro - Jornal Literário e Pictorial, publicado entre 1845-46, o aspecto formativo do indivíduo, dentro de uma perspectiva geral, e seus vínculos a um processo, ainda incipiente, de sentimento ou de consciência nacional. Assim, o liame que articula as relações entre a incorporação de valores e temas como instrução primária, poesia, matrimônio, manifestações literárias, bailes e festas busca analisar, ao mesmo tempo, nas páginas do periódico: um retrato do Brasil, ostentado com orgulho em imagens e textos, e uma intenção programática e política de reconhecimento do país como, efetivamente, autônomo e independente.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Ermel, T. de F., & Rocha, M. da S. (2015). OSTENTOR BRAZILEIRO. JORNAL LITERÃRIO E PICTORIAL (1845-1846): UM PROJETO EDUCATIVO DO CIDADÃO BRASILEIRO. Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-20
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).