A TRAJETÓRIA E O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRANCISCO FERRER Y GUARDIÃ
Contenu principal de l'article
Résumé
O estudo da Pedagogia Libertária,utilizada pelos anarquistas, tem sido negligenciada vitima de preconceitos que remetem à palavra anarquia. Este artigo discorre sobre a vida e o pensamento educacional de Francisco Ferrer y Guardia , o educador espanhol adotado pelos anarquistas, que mais teve suas idéias pedagógicas aplicadas em solo brasileiro, através da fundação das Escolas Modernas dirigidas por estes militantes durante a Primeira República.Os aspectos educacionais que defendia são considerados modernos até em nossos dias, por serem críticos e procurarem formar homens e mulheres livres e capazes de desvelar a ideologia que os circunda. O Estado reconheceu o perigo deste tipo de educação para a aceitação social da autoridade e, em 1909, Francisco Ferrer foi preso na Catalunha, Espanha, julgado por um conselho de guerra e executado.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Gonçalves, A. M. (2009). A TRAJETÓRIA E O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRANCISCO FERRER Y GUARDIÃ. Cadernos De História Da Educação, 8(1). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2274
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).