A TRAJETÓRIA E O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRANCISCO FERRER Y GUARDIÃ

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Aracely Mehl Gonçalves

Résumé

O estudo da Pedagogia Libertária,utilizada pelos anarquistas, tem sido negligenciada vitima de preconceitos que remetem à palavra anarquia. Este artigo discorre sobre a vida e o pensamento educacional de Francisco Ferrer y Guardia , o educador espanhol adotado pelos anarquistas, que mais teve suas idéias pedagógicas aplicadas em solo brasileiro, através da fundação das Escolas Modernas dirigidas por estes militantes durante a Primeira República.Os aspectos educacionais que defendia são considerados modernos até em nossos dias, por serem críticos e procurarem formar homens e mulheres livres e capazes de desvelar a ideologia que os circunda. O Estado reconheceu o perigo deste tipo de educação para a aceitação social da autoridade e, em 1909, Francisco Ferrer foi preso na Catalunha, Espanha, julgado por um conselho de guerra e executado.

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Comment citer
Gonçalves, A. M. (2009). A TRAJETÓRIA E O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRANCISCO FERRER Y GUARDIÃ. Cadernos De História Da Educação, 8(1). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2274
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