O COTIDIANO E A POLÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: O RELATÓRIO DE 1911 DO GRUPO ESCOLAR DE MARIANA
Contenu principal de l'article
Résumé
Atendendo às exigências do Regulamento de 1911, José Ignácio de Sousa, diretor do Grupo Escolar de Mariana, enviou um relatório das atividades ali desenvolvidas à Diretoria de Instrução Pública. Com base nas diretrizes da História Cultural e da Nova História Política, este artigo analisa o "Relatório do Grupo Escolar de Marianna de 1911" na perspectiva de ampliar a compreensão acerca das relações políticas que entremeavam o cotidiano escolar. Conclui que a escola, assim como outras instituições, para além da sua finalidade principal, funcionava como palco de divulgação de ideais políticos, no caso, republicanos.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Carvalho, R. A. de, Vieira, L. C., & Paula, L. S. de. (2009). O COTIDIANO E A POLÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: O RELATÓRIO DE 1911 DO GRUPO ESCOLAR DE MARIANA. Cadernos De História Da Educação, 7. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1897
Numéro
Rubrique
Dossiê - A História da Educação em Minas Gerais: investigações recentes
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).