O COTIDIANO E A POLÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: O RELATÓRIO DE 1911 DO GRUPO ESCOLAR DE MARIANA

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Rosana Areal de Carvalho
Lívia Carolina Vieira
Leandro Silva de Paula

Resumo

Atendendo às exigências do Regulamento de 1911, José Ignácio de Sousa, diretor do Grupo Escolar de Mariana, enviou um relatório das atividades ali desenvolvidas à Diretoria de Instrução Pública. Com base nas diretrizes da História Cultural e da Nova História Política, este artigo analisa o "Relatório do Grupo Escolar de Marianna de 1911" na perspectiva de ampliar a compreensão acerca das relações políticas que entremeavam o cotidiano escolar. Conclui que a escola, assim como outras instituições, para além da sua finalidade principal, funcionava como palco de divulgação de ideais políticos, no caso, republicanos.

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Como Citar
Carvalho, R. A. de, Vieira, L. C., & Paula, L. S. de. (2009). O COTIDIANO E A POLÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: O RELATÓRIO DE 1911 DO GRUPO ESCOLAR DE MARIANA. Cadernos De História Da Educação, 7. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1897
Edição
Seção
Dossiê - A História da Educação em Minas Gerais: investigações recentes