REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA-PARANÁ (1915-1960)

Contenu principal de l'article

Carlos Herold Junior

Résumé

O objetivo deste trabalho é estudar as representações sobre a relação professor-aluno na história da educação de Guarapuava, PR. O recorte temporal cobre o período de 1915 a 1960, sendo justificado pelo fato de ser esse o momento em que a estrutura educacional do município é formada. Apoiando-nos, principalmente, em jornais publicados na cidade, dividimos o texto em duas partes: na primeira, contextualizamos o processo de escolarização do Estado do Paraná e de Guarapuava a partir do final do século XIX. Na segunda analisamos diferentes representações sobre professor, aluno e suas relações em Guarapuava. Como resultados, pudemos verificar que as referidas relações foram discutidas de forma intensa na cidade e o relacionamento entre professores e alunos foi assumido como parâmetro da modernidade pedagógica que deveria tomar lugar nas práticas educacionais que, então, se institucionalizavam.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Junior, C. H. (2012). REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA-PARANÁ (1915-1960). Cadernos De História Da Educação, 11(1). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/17531
Rubrique
Articles