REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA-PARANÁ (1915-1960)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar as representações sobre a relação professor-aluno na história da educação de Guarapuava, PR. O recorte temporal cobre o período de 1915 a 1960, sendo justificado pelo fato de ser esse o momento em que a estrutura educacional do município é formada. Apoiando-nos, principalmente, em jornais publicados na cidade, dividimos o texto em duas partes: na primeira, contextualizamos o processo de escolarização do Estado do Paraná e de Guarapuava a partir do final do século XIX. Na segunda analisamos diferentes representações sobre professor, aluno e suas relações em Guarapuava. Como resultados, pudemos verificar que as referidas relações foram discutidas de forma intensa na cidade e o relacionamento entre professores e alunos foi assumido como parâmetro da modernidade pedagógica que deveria tomar lugar nas práticas educacionais que, então, se institucionalizavam.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Junior, C. H. (2012). REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA-PARANÁ (1915-1960). Cadernos De História Da Educação, 11(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/17531
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).