Política y História en la Educación: un diálogo para la producción de conocimiento sobre la Escuela Primária Paulista

Contenido principal del artículo

Fabiana Silva Fernandes

Resumen

O que a política teria para contribuir com a história? O livro recém lançado, de autoria de Géssica Priscila Ramos, intitulado “História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista”, permite fazer essa reflexão, na medida em que é fruto da trajetória de investigação de uma pesquisadora que tem experiência na área de política educacional e que, de forma competente, transita pela história, estabelecendo vínculos entre acontecimentos políticos, econômicos e sociais com a legislação educacional, construindo uma narrativa preciosa e bem fundamentada, que dá voz e vida aos documentos normativos consultados. Trazendo para a história da educação uma discussão teórica que é da política educacional, a autora contribui para o resgate da legislação como uma fonte de pesquisa importante, na medida em que o texto normativo é a materialização de expectativas, anseios e promessas de mudanças educacionais, congregando interesses que ora vislumbram uma educação pública laica que contribua para o desenvolvimento econômico e social do país, ora retrocedem nos avanços prometidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Fernandes, F. S. (2024). Política y História en la Educación: un diálogo para la producción de conocimiento sobre la Escuela Primária Paulista. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–33. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-33
Sección
Reseñas

Citas

RAMOS, Géssica Priscila. História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista. Campinas: Alínea, 2024.