La educación en las independencias de América: Un análisis sobre la búsqueda de la formación de ciudadanos para un nuevo momento histórico

Contenido principal del artículo

Tânia Gomes Mendonça

Resumen

Esta resenha objetiva tecer uma análise a respeito da obra “A educação nas independências da América: a circulação do plano de ensino mútuo (1810–1830)” (OLIVATO, 2023), da historiadora Laís Olivato, fruto de pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de História Social da Universidade de São Paulo (USP). Laís Olivato inicia o seu livro com uma importante problematização, ressaltando que o seu trabalho historiográfico tem relação com um tema fundamental nos dias de hoje: os debates acerca das possíveis transformações nas políticas públicas educacionais a fim de solucionar questões estruturais de nossas sociedades latino-americanas. Em sua obra, a autora demonstra que este tema não é recente: desde o período das Independências, no século XIX, esta discussão existe na esfera pública, e o seu trabalho engloba, justamente, uma das proposições que estiveram em voga para lidar com esses problemas sociais profundos, que se relacionam com a formação de cidadãos para a nova fase política da América Latina que despontava. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Mendonça, T. G. (2024). La educación en las independencias de América: Un análisis sobre la búsqueda de la formación de ciudadanos para un nuevo momento histórico. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–32. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-32
Sección
Reseñas

Citas

OLIVATO, Laís. A educação nas independências da América.: a circulação do plano de ensino mútuo (1810-1830). Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2023. 392 p.

SOARES, Gabriela Pellegrino. “História das idéias e mediações culturais: breves apontamentos”. In: JUNQUEIRA, Mary Anne. FRANCO, Stella Maris Scatena (Orgs). Cadernos de Seminários de Pesquisa. São Paulo: Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo/ Humanitas, 2011.

STRUCK, Bernhard; FERRIS, Kate; REVEL, Jacques. Introduction: Space and Sclae in Transnational History. The International History Review., v.33, n.4, 2011.