Apresentación - Circulación transnacional de libros de lectura y de manuais pedagógicos (entre finales del siglo XIX e início del siglo XX)

Contenido principal del artículo

Claudia Panizzolo
Mirian Jorge Warde

Resumen

Os estudos relativos à transnacionalidade de artefatos e práticas pedagógicos, bem como o seu potencial de transnacionalização, têm se apresentado há um par de anos em periódicos de História da Educação de diversos países ocidentais. Com isso, o exame do tema avançou consideravelmente, mas está longe de ter se esgotado; há muito o que estudar sobre os livros escolares e sua circulação mundo afora. Por isso, esse dossiê investe no aprofundamento de um tópico relativo ao tema: circulação transnacional de materiais pedagógicos impressos, quer tenham nascido com destinação escolar quer tenham ganhado ulterior uso escolar. Tornou-se quase que sinônimo da modernidade a circulação de materiais impressos dados ao acesso pelas mais diferentes formas que vão do empréstimo à venda superfaturada; da impressão em folha solta a encadernados luxuosos; de versões vernaculares a traduções pouco ou nada amistosas, incluídas às muitas “apropriações” alimentadas por peculiares visões dos “gostos locais”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Panizzolo, C., & Warde, M. J. (2022). Apresentación - Circulación transnacional de libros de lectura y de manuais pedagógicos (entre finales del siglo XIX e início del siglo XX). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e115. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-115
Sección
Dossie 4 - Circulación transnacional de libros de lectura y de manuais pedagógicos (entre finales del siglo XIX e início del siglo XX)
Biografía del autor/a

Mirian Jorge Warde, Universidade Federal de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1119-6729
http://lattes.cnpq.br/2154986656715564
mjwarde@uol.com.br