História da educação rural em Goiás

Contenido principal del artículo

Jaqueline Veloso Portela de Araújo

Resumen

O presente texto tem como temática a formação do camponês em Goiás e objetiva discutir a dualidade ruralismo e escolanovismo pedagógico presente nas políticas de educação rural da primeira metade do século XX em Goiás, e confrontar o projeto educacional de formação do camponês em Goiás nesse período com as representações acerca da vida e do trabalho no mundo rural em Goiás presentes na literatura regionalista goiana, e a partir dessa contraposição reconstituir o habitus do camponês em Goiás. Supõe-se que essa dualidade relaciona-se ao processo de integração do Estado ao capitalismo. As análises serão realizadas sob o enfoque dos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Araújo, J. V. P. de. (2010). História da educação rural em Goiás. Cadernos De História Da Educação, 8(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3717
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Jaqueline Veloso Portela de Araújo

Link do lattes a>