Os livros didáticos de História do Brasil para o Ensino Secundário na Era Vargas: entre autores, didáticas e programas curriculares
Contenido principal del artículo
Resumen
Resumo
Objetiva-se analisar o livro didático de História do Brasil destinado ao ensino secundário na Era Vargas com ênfase para as relações entre autores, didáticas e programas curriculares, na perspectiva da história da educação. Para tanto, apresenta-se uma análise de conteúdos e das concepções pedagógicas em relação a dois autores e seus respectivos títulos didáticos. Constatou-se na pesquisa algumas particularidades sobre os livros didáticos nesse período: O "método renovado" se sobressai enquanto conteúdo didático-pedagógico; algumas abordagens no livro didático antecedem os programas curriculares; e a presença de trechos de discursos do presidente Getúlio Vargas reforçam a valorização da "Revolução de Outubro de 1930" nos referidos livros. O que nos permite concluir, em conformidade com Choppin (1992), que o livro didático como instrumento pedagógico inscrito em uma longa tradição, é inseparável das condições de ensino de seu tempo.
Palavras-chave: História do Brasil. Era Vargas. Ensino Secundário. Livro didático.
Textbooks of History of Brazil for High School in Vargas Era:
between authors, teachings and curricula
Abstract
This text aims to analyze the textbooks History of Brazil for high school in Vargas Era (1930-1945) with emphasis on the relationship between authors, teachings and curricula in the perspective of Brazilian education history. For both we selected three textbooks of two authors. We found some peculiarities about the textbooks in this period: the "new method" stands as didactic and pedagogical content; some approaches in the textbook precede to the curricula; and the presence of President Getúlio Vargas speeches reinforce the value of the "October Revolution of 1930" in these textbooks. This allows us to conclude, in line with Choppin (1992), the textbook as an educational instrument inscribed on a long tradition, is inseparable from teaching conditions of his time.
Keywords: History of Brazil. High School. Vargas Era. Textbooks
Los libros didácticos de Historia del Brasil para la Enseñanza Secundaria en la Era Vargas: entre autores, didácticas y programas curriculares
Resumen
El objetivo es analizar el libro didáctico de Historia del Brasil destinado a la enseñanza secundaria en la Era Vargas con énfasis en las relaciones entre autores, didácticas y programas curriculares, en la perspectiva de la historia de la educación. Para eso, se presenta un análisis de contenido de las concepciones pedagógicas en relación a dos autores y sus respectivos títulos didácticos. Se constatan en la investigación algunas particularidades sobre los libros didácticos en ese periodo: el "método renovado" se resalta en cuanto contenido didáctico-pedagógico; algunos abordajes en el libro didáctico anteceden los programas curriculares; y la presencia de trechos de discursos del presidente Getulio Vargas refuerzan la valorización de la "Revolución de Octubre de 1930" en los referidos libros. Lo que nos permite concluir, en conformidad con Choppin (1992), que el libro didáctico como instrumento pedagógico inscrito en una larga tradición, es inseparable de las condiciones de enseñanza de su tiempo.
Palabras-clave: Historia del Brasil. Era Vargas. Enseñanza Secundaria. Libro didáctico.
Descargas
Detalles del artículo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).