PRÁTICAS ESCOLANOVISTAS NO ENSINO PRIMÃRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE IMAGENS FOTOGRÃFICAS DO GRUPO ESCOLAR LAURO MÃœLLER (1946-1947)
Contenido principal del artículo
Resumen
Neste artigo analisamos a prática de cinco Associações Auxiliares no Grupo Escolar Lauro Müller, de Florianópolis, capital de Santa Catarina, no período de 1946 e 1947. Dirigidas por alunos, estas Associações Auxiliares objetivavam contribuir para transformar a escola em uma "sociedade embrionária". Para compreender como o "Lauro Müller" operacionalizou este e outros objetivos de base escolanovista, foram analisadas uma série de nove imagens fotográficas em interconexão com documentos oficiais e relatórios enviados pela direção deste grupo escolar ao Departamento de Educação. Tais análises nos possibilitaram constatar bricolagens de práticas inovadoras e tradicionais, levando-nos a concluir que é no espaço de encontro entre tradição e inovação que as imagens fotográficas nos oferecem um maior leque de possibilidades na área da história da educação, especificamente, no campo da cultura escolar.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Prates, F. R. O., & Teive, G. M. G. (2015). PRÁTICAS ESCOLANOVISTAS NO ENSINO PRIMÃRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE IMAGENS FOTOGRÃFICAS DO GRUPO ESCOLAR LAURO MÃœLLER (1946-1947). Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-12
Número
Sección
Artículos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).