PRÁTICAS ESCOLANOVISTAS NO ENSINO PRIMÃRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE IMAGENS FOTOGRÃFICAS DO GRUPO ESCOLAR LAURO MÃœLLER (1946-1947)
Main Article Content
Abstract
Neste artigo analisamos a prática de cinco Associações Auxiliares no Grupo Escolar Lauro Müller, de Florianópolis, capital de Santa Catarina, no período de 1946 e 1947. Dirigidas por alunos, estas Associações Auxiliares objetivavam contribuir para transformar a escola em uma "sociedade embrionária". Para compreender como o "Lauro Müller" operacionalizou este e outros objetivos de base escolanovista, foram analisadas uma série de nove imagens fotográficas em interconexão com documentos oficiais e relatórios enviados pela direção deste grupo escolar ao Departamento de Educação. Tais análises nos possibilitaram constatar bricolagens de práticas inovadoras e tradicionais, levando-nos a concluir que é no espaço de encontro entre tradição e inovação que as imagens fotográficas nos oferecem um maior leque de possibilidades na área da história da educação, especificamente, no campo da cultura escolar.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
Prates, F. R. O., & Teive, G. M. G. (2015). PRÁTICAS ESCOLANOVISTAS NO ENSINO PRIMÃRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE IMAGENS FOTOGRÃFICAS DO GRUPO ESCOLAR LAURO MÃœLLER (1946-1947). Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-12
Issue
Section
Papers
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).