A CONSTRUÇÃO DO CURRÃCULO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1925-1941)
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo aborda a construção do currículo de Sociologia no período de 1925 a 1941, no Colégio Pedro II, primeira instituição a introduzir o ensino da disciplina em sua grade curricular. O principal referencial teórico adotado foi a tradição inglesa da História das Disciplinas Escolares ligada ao campo do Currículo, referenciada na obra de Ivor Goodson. A metodologia utilizada foi a análise documental de fontes do período estudado, dentre elas as existentes no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM), o texto das reformas educacionais, um relatório sobre o ensino de sociologia encaminhado à Presidência da República, e manuais didáticos elaborados por Delgado de Carvalho, primeiro catedrático efetivo da disciplina.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Soares, J. da C. (2015). A CONSTRUÇÃO DO CURRÃCULO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1925-1941). Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-6
Número
Sección
Dossiê: Colégio Pedro II - lugar de memória da educação brasileira.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).