BOURDIEU E AS ESTRATÉGIAS DE DISTINÇÃO NO ENSINO SUPERIOR FRANCÊS
Contenido principal del artículo
Resumen
Em 1989, Pierre Bourdieu publicou La noblesse d`état: grandes écoles et esprit de corps, uma obra volumosa e densa sobre a elitização das chamadas grandes écoles francesas. O presente trabalho se propõe a fazer uma leitura dessa obra, com o intuito de compreender a perspectiva teórica de Bourdieu em relação ao campo educacional. Bourdieu analisa as grandes écoles como instituições formais das elites francesas, que têm a função de lapidar o habitus burguês e distinto de seus estudantes, oriundos - com algumas exceções miraculosas - das classes abastadas. Para tanto, a sua análise concebe classe social além da visão economicista, utilizando conceitos que ele criou para analisar o mundo social como capital cultural, capital social e capital simbólico, campo e habitus. Em La noblesse d`état, portanto, Bourdieu refina a sua análise sociológica, questionando a democratização da educação na França.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Dallabrida, N. (2011). BOURDIEU E AS ESTRATÉGIAS DE DISTINÇÃO NO ENSINO SUPERIOR FRANCÊS. Cadernos De História Da Educação, 10(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13154
Número
Sección
Artículos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).