“Meu mestre é Deus nas alturas”: canções de Tião Carreiro & Pardinho e a educação de uma sensibilidade familiar cristã durante a segunda metade do século XX

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Lucas Fíngolo Claras
Evelyn de Almeida Orlando

Resumo

As produções culturais são marcas de uma sociedade, o que lhes confere uma grande importância. No caso da cultura caipira, a música recebe maior atenção, e pensando justamente a partir disso, o presente artigo pretende analisar como canções produzidas por Tião Carreiro & Pardinho desempenharam um papel formativo e de educação de uma sensibilidade familiar. A partir da veiculação de valores e representações, a dupla sertaneja de matriz caipira possibilitou um processo educativo num contexto de mudanças de paradigmas sociais. Nesse movimento, eles demonstravam a visão de seu público sobre as transformações e choques decorrentes do êxodo migratório e dos problemas que surgiam durante a segunda metade do século XX.

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Seção

Artigos

Biografia do Autor

Lucas Fíngolo Claras, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5171-7448

http://lattes.cnpq.br/7474114253568764

lucas.claras@gmail.com

Evelyn de Almeida Orlando, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5795-943X

http://lattes.cnpq.br/5837085501572080

evelynorlando@gmail.com

Como Citar

Claras, L. F., & Orlando, E. de A. (2025). “Meu mestre é Deus nas alturas”: canções de Tião Carreiro & Pardinho e a educação de uma sensibilidade familiar cristã durante a segunda metade do século XX. Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-10. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-10

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