La instrucción pública y la formación de la nación brasileña a través de las actividades educativas del Museo Nacional (1818-1935)
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Resumen
A presente resenha refere-se ao livro “Casa de ciência, casa de educação: ações educativas do Museu Nacional (1818-1935)”, de Paulo Rogerio Marques Sily, publicado em 2022, pela Editora UFRJ. Conta com lista de quadros, figuras, abreviaturas e siglas, prefácio, introdução, quatro capítulos, considerações finais, referências e onze documentos em apêndice. Sily constrói um exame detalhado das ações do Museu Real, Imperial e Nacional, com foco principal em suas ações educativas, ao passo que, tal estudo busca afirmar a atuação do Museu, não só como uma casa da ciência, mas também, como casa de educação – lugar de construção e transmissão de conhecimento, centro de pesquisa, produção e divulgação da ciência, desde 1818 e ao longo do século XIX e XX, tendo presença significativa no processo de formação da nação brasileira.
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Referencias
SILY, Paulo Rogério Marques. Casa de ciência, casa de educação: ações educativas do Museu Nacional (1818-1935). Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11422/17535. Acesso em: 24 mar. 2025.