A history of rural education in five movements (1858-1970): intellectual projects and political action
Main Article Content
Abstract
Contam as lendas antigas que foi Deméter – deusa grega representada na capa do livro do professor Antonio Carlos Ferreira Pinheiro a partir de uma ilustração de Alphonsus Mucha no projeto gráfico de Carla Mary S. Oliveira – quem ensinou aos seres humanos a arte do plantio e da colheita. A agricultura, bem sabemos nós, é uma dádiva conhecida dos homens e das mulheres há mais ou menos 12 mil anos, quando o término da última era glacial deu lugar a condições de clima e de solo estáveis, nessa época geológica a que chamamos de Holoceno. Mas a agricultura, como atestam os mitos, é também um aprendizado, com ela carregamos o legado de um saber milenar precioso transmitido de geração para geração. As formas que a agricultura e os saberes que a contornam assumem em cada tempo e lugar são, e precisam ser, objetos da História.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
References
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere 2: os intelectuais, o princípio educacional, jornalismo. Tradução de Luiz Sérgio Henrique e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2014.
HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismos desde 1780: programa, mito e realidade. Tradução de Maria Celia Paoli e Anna Maria Quirino. 11 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. Campinas, SP: Autores Associados e Universidade de São Francisco, 2002.