Presentation - Transnational circulation of reading books and pedagogical manuals (between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century)

Main Article Content

Claudia Panizzolo
Mirian Jorge Warde

Abstract

Os estudos relativos à transnacionalidade de artefatos e práticas pedagógicos, bem como o seu potencial de transnacionalização, têm se apresentado há um par de anos em periódicos de História da Educação de diversos países ocidentais. Com isso, o exame do tema avançou consideravelmente, mas está longe de ter se esgotado; há muito o que estudar sobre os livros escolares e sua circulação mundo afora. Por isso, esse dossiê investe no aprofundamento de um tópico relativo ao tema: circulação transnacional de materiais pedagógicos impressos, quer tenham nascido com destinação escolar quer tenham ganhado ulterior uso escolar. Tornou-se quase que sinônimo da modernidade a circulação de materiais impressos dados ao acesso pelas mais diferentes formas que vão do empréstimo à venda superfaturada; da impressão em folha solta a encadernados luxuosos; de versões vernaculares a traduções pouco ou nada amistosas, incluídas às muitas “apropriações” alimentadas por peculiares visões dos “gostos locais”.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Panizzolo, C., & Warde, M. J. (2022). Presentation - Transnational circulation of reading books and pedagogical manuals (between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e115. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-115
Section
Dossier 4 - Transnational circulation of reading books and pedagogical manuals (between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century)
Author Biographies

Mirian Jorge Warde, Universidade Federal de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1119-6729
http://lattes.cnpq.br/2154986656715564
mjwarde@uol.com.br