CIDADE E INSTITUIÇÃO ESCOLAR NAS TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORA

Main Article Content

Diva Otero Pavan
Laurizete Ferragut Passos

Abstract

Este estudo pretende analisar, nas trajetórias profissionais de um grupo de seis professoras primárias que atuaram na década de 1950 e um grupo de seis professoras que atuaram na década de 1990, numa mesma escola, o entrelaçamento entre a história da cidade e a história da escola. Entende-se que, dentre a multiplicidade de fontes, o exame das trajetórias e das práticas de professoras será aqui considerado como uma das dimensões envolvidas na construção da história das instituições escolares. Para o presente estudo buscou-se organizar discursivamente o projeto institucional de uma escola centenária do interior do estado de São Paulo, a partir dos depoimentos orais das professoras e considerando os diferentes momentos e suas relações com o contexto interno e com as relações externas da escola, no caso, a sua relação com a história da cidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Pavan, D. O., & Passos, L. F. (2008). CIDADE E INSTITUIÇÃO ESCOLAR NAS TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORA. Cadernos De História Da Educação, 5. Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/407
Section
Dossiê II