A EDUCAÇÃO BURGUESA EM VIAGENS DE GULLIVER: APONTAMENTOS PARA UMA LEITURA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO TEXTO LITERÃRIO CLÃSSICO
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Abstract
O estudo analisa aspectos da educação burguesa em Viagens de Gulliver (1726), que refletem o movimento de transição da sociedade feudal para a sociedade burguesa, no final do século XVII e início do século XVIII, na Inglaterra. O corpus eleito para a análise foi o sexto capítulo: Os costumes dos habitantes de Lilipute - sua literatura - suas leis e maneira de educar os filhos. A fonte é a primeira edição portuguesa da Editora W. M. Jackson, da coleção Clássicos Jackson. Pesquisa histórica cuja fundamentação teórica apoia-se em autores como Marx e Engels (1993), Alves (1993), Vygotsky (2006) e Swift (2005). Poder-se-ia afirmar que é uma sátira à educação das crianças inglesas, mas também a defesa de algumas ideias pedagógicas da sociedade feudal em decomposição, imbricadas no discurso da personagem Gulliver. O estudo constitui uma proposta de abordagem dos clássicos universais para compreender as contradições da sociedade desigual em que vivemos hoje.
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Bortolanza, A. M. E. (2015). A EDUCAÇÃO BURGUESA EM VIAGENS DE GULLIVER: APONTAMENTOS PARA UMA LEITURA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO TEXTO LITERÃRIO CLÃSSICO. Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-9