VERBA VOLANT, SCRIPTA MANENT! Representações sobre o projeto editorial do Mensario do Jornal do Commercio (1938-1946)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo insere-se no campo da História da Educação, compreendendo a educação como manifestação social e reconhecendo o fenômeno educativo como elemento indispensável para assegurar o acesso à cultura. Nosso objetivo é realizar uma análise comparativa entre a proposta inicial do Mensario do Jornal do Commercio (RJ), publicado entre março de 1938 e setembro de 1946, e as representações construídas por diferentes sujeitos sobre os exemplares dessa coleção ao longo de sua circulação. Partimos da hipótese de que o Mensario constituiu uma estratégia político-cultural da empresa liderada por Elmano Cardim, concebida como instrumento de educação não formal voltado à formação de leitores e à difusão de valores culturais e políticos compatíveis com o projeto nacionalista do Estado Novo. Por meio da produção intelectual, da retórica discursiva e do controle simbólico da leitura, os produtores do Mensario interviram nos desígnios nacionais, atuando como mediadores entre a cultura escrita, a política cultural e a construção de uma nova ideia de nacionalidade.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Como Citar
Referências
BEIGEL, Fernanda. Las revistas culturales como documentos de la historia latinoamericana. Utopía y Praxis Latinoamericana. Universidad del Zulia, Maracaibo, Venezuela, v. 8, n. 20, p. 105-115, jan./mar. 2003. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8051127.
BOMENY, Helena Maria. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999. p. 139.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CAMPOS, Humberto; CARMEM, Cinira. Autores e Livros: Supplemento Literário. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano IV, v. VII, n. 19, p. 1, 10 dez. 1944.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves; FERREIRA, Jorge (orgs.). O Brasil Republicano – O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 109-143.
CARDIM, Elmano. No sequicentenário do “Jornal do Commercio”. Rio de Janeiro: Gráfica Olímpica Editora, 1978.
CARNEIRO, Levi. Na Academia. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, anno 115, n. 65, p. 4, 1941.
CASTANHO, Sérgio. História cultural e educação: questões teórico-metodológicas. In: XAVIER, Libânea; TAMBARA, Elomar; PINHEIRO, Antonio (orgs.). História da Educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Vitória: EDUFES, 2011. p. 109-143.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP / Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: DIFEL, 2002.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
COSTA FILHO, Odilo. A Revista das Revistas. Revista Brasileira, n. 01, p. 240-245, 1941.
CRESPO, Regina (org.). Revistas en América Latina: proyectos literários, políticos y culturales. Colección Miradas del Centauro. Cidade do México: Ediciones y Gráficos Éon, 2010. Disponível em: http://www.elem.mx/obra/datos/209952. ISBN: 9786077519676 / 9786070207419.
CRESPO, Regina. Revistas culturais e literárias latino-americanas: objetos de pesquisa, fontes de conhecimento histórico e cultural. In: FRANCO, Stella Maris; JUNQUEIRA, Mary Anne (org.). Cadernos de Seminários de Pesquisa. São Paulo: USP/Humanitas, 2011. v. 2, p. 98-116. Disponível em: https://leha.fflch.usp.br/sites/leha.fflch.usp.br/files/inline-files/CSP2.pdf Acesso em: 16 fev. 2020.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 11. ed. São Paulo: Edusp, 1999.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. Sociabilidades, edição, educação: o Anuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944). Educar em Revista, Curitiba, v. 33, n. 65, p. 51-66, jul./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.53220.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 9. ed. São Paulo: Ática, 2005.
GAIOTTO, Mateus Américo. O P.E.N. Clube do Brasil (1936–1954): a era Cláudio de Souza. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2018.
GOMES, Ângela Maria de Castro (org.). Capanema: o ministro e seu ministério. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 2000.
LEVENE, Ricardo. Sem título. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, anno 111, n. 118, p. 4, 18 fev. 1938. Seção Varias Noticias.
MACHADO, Raphael Ribeiro. O Mensario do Jornal do Commercio e o seu projeto cultural e educativo (1938–1946). 2023. 641 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mariana, 2023.
MARTIN, Percy Alvin. Sem título. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, anno 111, n. 118, p. 4, 18 fev. 1938. Seção Varias Noticias.
MARTINS, Ana Luíza. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República. São Paulo (1890-1920). São Paulo: Edusp/Fapesp/Imprensa Oficial, 2001.
MENSARIO do “Jornal do Commercio”. Artigos de Collaboração. Rio de Janeiro: Typographia do Jornal do Commercio, Rodrigues & Co., 1938.
MICELI, Sérgio. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920–1945). São Paulo: Difel, 1979.
MOSES, Herbert. Mensario do Jornal do Commercio. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, anno 111, n. 134, p. 6, 1938. Seção Varias Noticias.
NUNES, Clarice. As políticas públicas de educação de Gustavo Capanema no Governo Vargas. In: BOMENY, Helena Maria (org.). Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 2001. p. 103-125.
O GLOBO. Sem título. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, anno 111, n. 136, p. 4, 1938. Seção Varias Noticias.
OLIVEIRA, Carlos A. Barbosa de. O Mensario do Jornal do Commercio. Jornal do Commercio, anno 111, n. 151, p. 3, 1938.
OLIVEIRA, Lúcia Lippi. O pensamento de Azevedo Amaral. In: OLIVEIRA, Lucia Lippi; VELLOSO, Monica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro (org.). Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
REVISTA BRASILEIRA. A Revista das Revistas. Revista Brasileira, n. 01, p. 240-245, 1941.
ROQUETTE-PINTO, Edgar. Recebidos. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, anno 111, n. 142, p. 4, 1938. Seção Na Academia.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SGARBI, Antonio Donizetti. Igreja, educação e modernidade na década de 30: escolanovismo católico construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. 1997. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
SEM AUTOR. O Mensario do Jornal do Commercio: o seu apparecimento – Comentarios da Imprensa. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, anno 111, n. 136, p. 4, 1938. Seção Varias Noticias.
SEM AUTOR. Handbook of Latin American Studies. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, anno 113, n. 159, p. 4, 1938. Seção Varias Noticias.
SEM AUTOR. Handbook of Latin American Studies. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, anno 113, n. 170, p. 4, 1938. Seção Livros Novos.
SEM AUTOR. Antologia da Literatura Brasileira Contemporânea. Autores e Livros: Supplemento Literário de A Manhã, ano IX, v. X, n. 5, p. 56, 1949.
SEM AUTOR. Bibliographia. Correio Paulistano, n. 26128, p. 20, 1941.
SEM AUTOR. Mensario do Jornal do Commercio. Revista da Semana, edição 022, p. 10, 30 maio 1942.
VELLOSO, Monica. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 9, p. 57-74, 1997. ISSN: 0104-4478.
VIDAL, Diana Gonçalves; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação e história cultural: possibilidades, invenções e construções. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 263-272, maio/ago. 2005.