A Revista Escola Secundária na formação de professores no Brasil (1957-1963)

Conteúdo do artigo principal

Franciene Aparecida Moreira
Giseli Cristina do Vale Gatti

Resumo

Trata-se de comunicação de resultados de investigação sobre a Revista Escola Secundária, um dos instrumentos empregados pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) no processo de formação de professores para o ensino secundário brasileiro durante o período de 1957 a 1963. Parte-se do questionamento sobre a intensidade que tiveram as orientações metodológicas veiculadas na seção de Didática da referida revista. Metodologicamente, a pesquisa ancorou-se na análise do impresso Revista Escola Secundária. O referencial teórico que sustenta esta análise compreende as contribuições de Frangella (2003), Miranda (2019), Pinto (2008) e Silva (1969). Os resultados evidenciam que a Revista Escola Secundária, com particular destaque para sua seção de Didática, enfatizou diversas orientações metodológicas destinadas a auxiliar os professores secundaristas e aprimorar suas práticas pedagógicas, sublinhando a importância do papel docente nessa modalidade de ensino. Conclui-se que a Revista Escola Secundária constituiu um dispositivo significativo para os professores do ensino secundário, ao apresentar em suas edições artigos que corroboravam de maneira expressiva com a prática docente, configurando-se como uma compilação de práticas pedagógicas direcionadas a essa especificidade educacional.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Franciene Aparecida Moreira, Prefeitura Municipal de Coromandel (Brasil)

https://orcid.org/0009-0007-3228-9143

http://lattes.cnpq.br/0223725338478015

franciene.moreira@educacao.mg.gov.br

Giseli Cristina do Vale Gatti, Universidade de Uberaba (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-9237-8777

http://lattes.cnpq.br/1961059262254729

giseli.vale.gatti@gmail.com

Como Citar

Moreira, F. A., & Gatti, G. C. do V. (2025). A Revista Escola Secundária na formação de professores no Brasil (1957-1963) . Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-31. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-31

Referências

BARALDI, Ivete Maria. A CADES e a Formação de Professores para o Ensino Secundário: uma campanha nos anos de 1950-1960. - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENAPHEM, 3., 2016. Anais [...] Campo Grande: UFMS, 2016. p. 34-43. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ ENAPHEM/article/view/6133. Acesso em: 10 set. 2023.

BARATA, Guida Nedda. O Estudo Dirigido. Êsse esquecido. Revista “Escola Secundária”: Didática. Rio de Janeiro, n. 1, jun. 1957.

BEZERRA, Manoel Jairo. A medida objetiva do aluno. Revista “Escola Secundária”: Didática. Rio de Janeiro, n. 2, set. 1957

BEZERRA, Manoel Jairo. Como ajudar o aluno a estudar. Revista “Escola Secundária”: Didática. Rio de Janeiro, n. 11, dez. 1959.

BRASIL. Decreto nº 34.638, de 17 de novembro de 1953. Brasília, DF: DOU, 1953. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-34638-17-novembro-1953-329109-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 28 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da educação e Cultura. Diretoria do Ensino Secundário. Revista Escola Secundária, Rio de Janeiro, n. 1, 1957.

BRITO, Dóris de. Orientação Educacional: a moderna orientação educacional. Revista Escola Secundária, Rio de Janeiro, n. 1, p. 24-25, jun. 1957.

CARVALHO, Irene Mello. Disciplina e Liderança. Revista “Escola Secundária”: Didática. Rio de Janeiro, n. 6, p. 13-16, set. 1958

CARVALHO, Irene Mello. O que podemos exigir de nossos alunos. Revista “Escola Secundária”: Didática. Rio de Janeiro, n. 4, p. 33-37, mar. 1958.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. (2000). A escola como um artefato cultural: o caso da escola primária paulista (1890-1930). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2000.

CATANI, Denice Bárbara. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v.10, n.20, p.115-130, jul./dez. 1996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928. Acesso em: 14 set. 2024.

DALLABRIDA, Norberto. Circuitos e usos de modelos pedagógicos renovadores no ensino secundário brasileiro na década de 1950. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 22, n.55, p.101-115, maio/jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/80587

DALLABRIDA, Norberto.; ROSA, Fabiana Teixeira. Circulação de ideias sobre a renovação do ensino secundário na revista Escola Secundária (1957-1961). Revista História da Educação, Porto Alegre, v.20, n.50, p.259-274, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/61595

FONSECA, James Braga Vieira da. O historiador e o professor secundário de história. Escola Secundária, n. 2, p. 83-85, set. 1957.

FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Formação docente e a emergência de uma nova identidade profissional – a revista escola secundária da Cades (1957-1963). Revista Teias. Rio de Janeiro, ano 4, n. 7-8, p.1-8, out. 2003. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23966. Acesso em: 10 set. 2024.

GOMES, Daniele de Aquino. A CADES e a formação de professores de Matemática no Espirito Santo 1950-1970. 2021. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11522103. Acesso em: 20 set. 2024.

MATTOS, Luiz Alves de. A Formação do moderno professor secundário. Revista “Escola Secundária”: Didática. Rio de Janeiro, n. 4, mar. 1958.

MATTOS, Luiz Alves de. Estudo Dirigido. Revista “Escola Secundária”: Didática. Rio de Janeiro, n. 5, p. 19-29, junho de 1958.

MIRANDA, Bruna Camila Both. A CADES e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960. 2019. 248f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/e10f9d66-18e0-49de-a7ae-6f1dea18331f. Acesso em: 14 ago. 2024.

MOREIRA. Franciene Aparecida. A Revista Escola Secundária: dispositivo pedagógico para formação de professores do ensino secundário (1957-1963). 2024. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, 2024.

MOURA, Paulo Cavalcanti C. O professor como um líder. Revista “Escola Secundária”: Didática. Rio de Janeiro, n. 10, set. 1959

NERICI, Imídeo Giuseppe. Exercícios e tarefas. Revista “Escola Secundária”: Didática. Rio de Janeiro, n. 3, dez. 1957.

NERICI, Imídeo Giuseppe. O professor. Revista “Escola Secundária”: Didática. Rio de Janeiro, n. 7, dez. 1958.

NÓVOA, Antônio. A Imprensa de educação e ensino. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (Org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 11-32.

PINTO, Diana Couto. Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário: uma trajetória bem sucedida? In: I Congresso Brasileiro de História da Educação, 2000, Rio de Janeiro. Anais. CD-Rom, 2000. v.1. p.1-14.

PINTO, Diana Couto. Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário: uma trajetória bem sucedida? In: MENDONÇA, A. W.; XAVIER, L. N. (Org.). Por uma política de formação do magistério nacional: o Inep/MEC dos anos 1950/1960. Brasília, DF: INEP, 2008. (Coleção Inep 70 anos, v.1). p.145-178. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/ diversas/historia_da_educacao/por_uma_politica_de_formacao_do_magisterio_nacional.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.

SILVA, Geraldo Bastos. A Educação Secundária: perspectiva histórica e teoria. São Paulo: Companhia Editora Nacional. v. 94, 1969. (Coleção Atualidades Pedagógicas).

VEIGA NETO, Alfredo. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. Revista de Ciências da Educação, n.7, set./dez. 2008. Disponível em: https://madmunifacs.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/04/veiga-neto-modernidade-e-curriculos.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

VILANOVA. Francisco Gomes. A revista Escola Secundária e as orientações teórico metodológicas para o ensino de história (1957 - 1963). Vozes, Pretérito & Devir, ano V, v.VIII, n.1 ,2018. Disponível em: http://revistavozes.uespi.br/index.php/revistavozes/ article/view/176/188. Acesso em: 10 maio 2024.

XAVIER, Libânia Nacif. Modos de fabricação da identidade docente na revista Escola Secundária (Cades/MEC: 1957-1963). In: MAGALDI, A. M. B. M.; XAVIER, L. N. Impressos e história da educação: usos e destinos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. p.152-166.