Cultura escolar de alfabetização: influência das reformas do ensino no Grupo Escolar Gonçalves Chaves (1909-1938)

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Gisele Cunha Oliveira
Geisa Magela Veloso

Resumo

A pesquisa discute a cultura escolar de alfabetização e os processos de organização da instrução pública primária e tem como lócus o Grupo Escolar Gonçalves Chaves. É historiográfica, situa-se no campo da História Cultural, tendo por objeto de estudo os processos de organização da instrução primária. O objetivo é discutir a cultura escolar de alfabetização no Grupo Escolar Gonçalves Chaves, de modo a compreender as diferentes questões, problemas e contradições que se fizeram presentes no processo de alfabetizar, nas primeiras décadas do século XX. Como problema questiona-se: Quais questões, problemas e contradições constituíram a cultura escolar de alfabetização no Grupo Escolar Gonçalves Chaves nas primeiras décadas de seu funcionamento? Foi possível constatar a influência exercida pelas Reformas João Pinheiro (1906) e Francisco Campos (1927) na constituição e organização do ensino primário em Minas Gerais, sendo que o método global passa compor a cultura escolar do Grupo Escolar Gonçalves Chaves.

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Como Citar
Oliveira, G. C., & Veloso, G. M. (2024). Cultura escolar de alfabetização: influência das reformas do ensino no Grupo Escolar Gonçalves Chaves (1909-1938). Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–67. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-67
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gisele Cunha Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4395-0674
http://lattes.cnpq.br/7336371644512442
giseleoliveira9150@gmail.com

Geisa Magela Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7392-2749
http://lattes.cnpq.br/1077322100628342
velosogeisa@gmail.com

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