O gesto do artesão na produção da mobília escolar: a fábrica de móveis de Pedro Rispoli na primeira década do século XX

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Gecia Aline Garcia
Gizele de Souza
Fátima Branco Godinho de Castro

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar as experiências de produção presentes na elaboração do mobiliário escolar paranaense. Deste modo, o recorte inicia-se com a atuação de Pedro Rispoli, um imigrante italiano, que confeccionou móveis para a instrução pública paranaense a partir de 1904, e encerra-se no ano de 1909, período em que a fábrica a vapor deste sujeito – o Mobiliário Artístico – ganha notoriedade em âmbito nacional, no cenário comercial e artístico. O repertório de fontes que compõe este estudo é composto por documentos iconográficos; jornais de circulação local e nacional; relatórios dos agentes governamentais; correspondências governamentais e atas do Museu Maçônico Paranaense. Como aportes teóricos, utilizamos Ulpiano T. Bezerra de Meneses (1994) para a compreensão dos artefatos como vetores de relações, Inés Dussel (2019) para a compreensão dos artefatos como objetos atuantes e proporcionadores de experiências na trama social, Richard Sennett (2020) sobre a noção de experiência e artífice no processo de feitura das coisas, e Michel de Certeau (2014) na compreensão da operação histórica e das “Artes do Fazer”.

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Como Citar
Garcia, G. A., Souza, G. de, & Castro, F. B. G. de. (2024). O gesto do artesão na produção da mobília escolar: a fábrica de móveis de Pedro Rispoli na primeira década do século XX. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–66. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-66
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fátima Branco Godinho de Castro, Universidade Federal do Paraná (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-9431-1798
http://lattes.cnpq.br/3827762461607142
fatima.abgc@yahoo.com.br

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