O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual
Resumo
O trabalho aponta, inicialmente, como a afirmação da história científica conduziu ao desprezo da imagem como fonte histórica. Desse modo, a historiografia se afastou da tradição erudita dos antiquários do classicismo europeu. Em seguida, o trabalho caracteriza o processo de institucionalização dos estudos visuais a partir da afirmação do conceito de cultura visual, no universo acadêmico dos Estados Unidos. Depois de apresentar as diferentes definições do conceito de cultura visual, o texto encaminha uma discussão sobre como este conceito foi sendo valorizado no campo da história da arte ao sublinhar o caráter histórico do estatuto artístico, o que permite aproximar a história da imagem da história da arte.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.